sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Caras e Caretas

O dia da plesbicito esta chegando e caras e caretas já se manifestaram sobre o sim e o não. Claro que obviamente o interesse deles é politico,certamente defendendo ou sendo contra a divisão o fator é se candidatarmais tarde a governador dentro ou fora da divisão.Maws nas urnas eles serão apenas um voto a mais, agora é so aguardar a vontade do povo é que prevalecerá.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A divisão do Pará II

O Estado do Pará esta perto de realizar o plesbiscito sobre a sua divisão ou não.
O que eu posso afirmar é que os partidarios do Sim estão atirando para todos os lados e trabalhando numa área que eles sempre atuaram chamada ambição, quando eles dizem que o Novo Pará vai ficar do tamanho do Rio de Janeiro e São Paulo eles usam uma imagem dasduas cidades para ioludir os paraenses devido o crescimento desses Estados, quem não se toca confunde tamanho com desenvolvimento que são duas coisas completamente diferentes. E porque os paraenses querem ficar com o tamanho do Rio de janeiro e São Paulo se o nosso estado é maior do que os dois.
A outra coisa esta relacionada a empregos de carteira assinada, eles dizem que a maioria dos empregos ficarão com o novo Pará, e ai se pensa que os nossos irmão do Tapajós e do Carajás também precisam desses empregos e isso não é bom é é mentira pois se realmente fosse verdade não se precisaria dividir o Pará para que esses empregos ficassem com os paraenses, o quye na verdade o que falta para nós se chama mão de obra qualificada para assumir esses empregos, só não acontecendo pelo fato dos sulistas assumirem essas funções.
Um outro fator esta relacionado as riquezas que o Pará possui que estão nas mãos da União devido a Lei Candi que estabelece que todas as riquezas do subsolo pertemncem a União. Com a separação o Carajás não poderá usufluir delas pois a Lei Candi não permiti,a mesma coisa acontece com o Tapajós.
Um outro fator se chama dinheiro federal, se um Estado recebe dinheiro do Governo Federal, ele tem de devolver esse dinheiro a esse governo e se um Estado não tem condição de sobreviver de suas riquezas certamente não terá como pagar ficando individado.
Um outro fator se chama Tocantins e Mato Grosso do Sul, esses Estados foram criados por decretos-lei e a população não foi consultada em plebiscito; os paraenses ainda tem a sorte de decidir, se a pobreza ainda existe nesses lugares, quem não pode afirmar que isso vai continuar existindo também nas partes divididas?
Lá estão os senhores feudais que vieram do sul do Brasil comprando terras baratas e invadindo terras da União com grandes fazendas de gado, serrarias, carvoarias e etc e tal.
O sim é uma faca de dois gumes, as riquezas do Estado do Pará devido a lei Candi não pode cobrar impostos sobre o que é explorado, mas os royalites é um problema não somente do Pará,mas de todos os Estados do Brasil diga-se de passagem que a Bacia de Campos fica na maior parte no Rio de Janeiro,mas os seus royalites a União deve estabelecer com quem deve ficar e para onde vai. Se quem é menor que o Pará já tem problemas nessa magnitude, a conclusão que eu chego é que eu vou votar no não, pois somando, subtraindo,multiplicando e dividindo, tudo isso não passa de uma jogada politica.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Rio de Janeiro continua lindo!

Eu estive no Rio de Janeiro no mês de julho e pude constatar que o Rio de janeiro continua lindo, mas uma das coisas que eu não encontrei lá foi farinha de mandioca, e o açaí é tomado somente na forma de sorvete com um recheio de chantili e outras misturas, a polpa parece uma pedra congelada, que disolvida vira açaí-água.
Eu gostei muito do Rio, fui a copacabana, no Cristo Redentor e outros lugares, mas eu tenho de admitir lugares são lugares.
Enquanto a frutas o Rio não se compara ao Pará, com excessão de Niteroi a terra da goiaba lá estão os papa-goiabas e aqui no Pará os papa-chibés. Como se sabe do açaí 95%  ainda é consumido no Pará.
Flavio.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A divisão do Estado do Pará

Eu estou muito pensativo sobre a divisão do Estado do Pará.
Alguns alegam que o Pará é muito grande, e o governo estadual não tem condições de atender as reinvidicações da população e das cidades do interior.
E por que não dividem o Amazonas que é maior que o Pará?
Se isso é verdade, por que Estados como  a Paraiba, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Maranhão que são Estados menores que o Pará possuem problemas de pobreza e miséria?
Sendo que muito dos seus habitantes escolheram o Pará para migrar?
Eu acho isso um absurdo, pelo fato dessa divisão somente beneficiar só aqueles que tem interesse politico e nas riquezas do Estado, o que significa que aqueles que não conseguiram se eleger nas eleições passadas irão aproveitar a oportunidade para se candidatarem aos cargos desses governos caso o Estado sofra uma separação.
Um outro fator se chama violência no campo e trabalho escravo, pois esses senhores feudais, são os mesmos que promovem e armam os pistoleiros, são donos das grandes propiedades, serrarias e fazendas, sendo que sem eles no poder a impunidade já existe, imagine com eles no poder, o que deve acontecer?
Uma das coisas que eu gostaria que acontecesse era de que o plesbicito fosse realizado com todo o povo paraense para saber a opinião de todos. Que os paraenses venham a optar pelo melhor!

domingo, 5 de junho de 2011

Cai uma árvore, morre-se um cabano!

OS conflitos de terra no Pará não começaram com a morte da irmã Dorothy ou dos dois ambientalistas, eles são muito antigos. Infelizmente as pessoas que estão marcadas para morrer correm um sério risco de vida. O segundo detalhe relacionado a isso é que as pessoas que trabalham na fiscalização da área são em número insuficiente e em terceiro os donos das carvoarias, serrarias e pecuaristas que desmatam as terras são grandes politicos e empresários
O Pará é o segundo maior estado do Brasil e pelo jeito o mais cobiçado de todos.
Eu costumo dizer que essa questão não será resolvida em pouco tempo,mas que a luta pela preservação da natureza vai continuar.
Cai uma árvore, morre-se um cabano!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Gustavo o nosso hérói!

Aqui no Pará não é costume termos deslizamento de terra, mas eu descobri que o Pará também possui muitos morros, centenas deles habitados e inabitados dentro da floresta tanto no sul como no sudeste do Pará. O Pará é um estado que ainda preciso conhecer, a cada dia se descobre uma maravilha sobre esse Estado, mas a principal das coberta é sobre os moradores dessa terra, como O Gustavinho, que com apenas um ano e seis meses,  ficou soterrado horas no deslizamento de terra em Itaituba, a outra pessoa é a tia de Gustavo que não sabia se ria ou chorava depois do seu resgate. O que ela disse já relata tudo: "Tudo que eu tinha eu perdi, mas ganhei o Gustavo de volta, e isso é o que mais importa", a terceira pessoa é o prefeito de Itaituba que apesar das perdas que aconteceram se pois a disposição para ajudar de todas as formas possiveis.
A resistência de Gustavo demonstrou que podemos nos levantar novamente mesmo perdendo tudo o que temos, pois a vida esta em primeiro lugar.
Parabens Gustavo você é o nosso héroi!
Eu amo o Pará e o meu povo!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Oba! O centenário chegou!

Eu gostaria de agradecer pelas pessoas que acessaram esse blog, chegando ele ao seu centenário.
Eu também gostaria de aproveitar para lembrar que a igreja Assembléia de Deus esta fazendo centenário também, uma igreja que nasceu em Belém do pará e se expandiu para o Brasil e o mundo.
A todos o meu muito obrigado!
Luis Flavio Ribeiro Dias

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Roberto Carlos e o Estado do Espirito Santo

Roberto Carlos esta fazendo aniversário e isso é muito bom para todos nós brasileiros que amamos a nossa cultura e a nossa musica. Roberto nasceu em Cachoeiro do Itapemirim no interior do Estado do Espirito Santo e depois foi para o Estado do Rio de Janeiro, onde se tornou um idolo da música popular brasileira.
Eu gosto de Roberto carlos porque ele possui um estilo unico de música. Parabens ao rei da musica popular brasileira por seus 70 anos.

sábado, 16 de abril de 2011

Cidade Maravilhosa

O Rio de Janeiro é uma cidade muito bonita,com o Pão de Açucar e seu teleférico, O Corcovado e o Cristo Redentor, as suas praias como Copacabana e Ipanema, o Carnaval carioca é o maior espetaculo do Mundo. Agora o Rio irá sediar a Copa do Mundo e as Olimpiadas. Eu desejos aos meus irmãos cariocas e também aos fluminenses que Deus possa abençoar cada vez mais vocês e que todas as dificuldades existentes no campo da saúde e em outras áreas sejam superadas.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Velozes e Furiosos 5

O Rio de Janeiro é um lugar espetacular, eu fiquei feliz em saber que Velores e Furiosos teve algumas locações lá, mas eu soube também que a prefeitura pagou para que os americanos fossem até lá realizar essas filmagens. Enquanto nós pagamos para que produções como Crepusculo e Velozes e Furiosos realizem as suas locações aqui, em outras cidades do mundo são os produtores que pagam para poderem filmar nessas cidades. A prefeitura do Rio deveria gastar esse dinheiro com a saúde, pelo fato de milhares de pessoas terem de fazer o tratamento contra a dengue e até mesmo estarem morrendo devido a doença. A dengue no Rio esta cada vez mais se alastrando e é muito importante saber que ,uma cidade por mais bela que seja a sua vista, a prioridade são as pessoas que vivem nela, não somente a cidade do Rio, mas também o Estado do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Rio e a arara azul

O filme Rio que tem como objetivo divulgar a cidade do Rio de Janeiro é muito interessante, pois ele enfoca os animais da natureza, em especial a arara azul que parece ser o personagem principal dessa animação.

A arara azul esta em extinção e já é criada em cativeiro.Ela existe nos estados do Pará, Piauí, Maranhão, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, e a maior população se encontra em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, menos no Rio de Janeiro(segundo a fonte http://www.zoologico.sp.gov.br/).
Aqui em Belém do Pará eu encontrei no Mangal das Garças, ponto turistico de Belém a Arara Azul Grande até fotografei um casal.
Mas a espécie que aparece no filme, ela se parece com a Arara Azul De Lear que vive na Bahia na cidade de Canudos e é totalmente azul e esta criticamente ameaçada de extinção, existindo somente 60 araras dessa espécie na natureza.
Se é a arara que eu estou relatando, eu acho que ela deveria ser levada ao seu habitat natural que é Canudos, pois o seu lar não é o Rio de Janeiro.Não estou dizendo que a animação não seja boa, mas é somente uma sugestão de continuidade dela. 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A tragédia no Rio

Uma das coisas que eu tenho observado nos ultimos tempos se chama repetição de fatos. Há alguns anos atrás um casal se suicidou comendo chumbinho e logo em seguida dois dias depois outro casal morreu da mesma forma e na semana seguinte outro caso semelhante. O mais recente caso esta relacionado ao abandono de bebês: Uma jovem senhora abandonou o seu bebê na porta de uma casa e logo em seguida apareceu  outras jovens senhoras realizando o mesmo ato aqui no Pará e em outros Estados do Brasil.
Agora aconteceu um massacre em uma escola do Rio de Janeiro em que um ex-aluno entrou na escola e matou vários estudantes, na maioria do sexo femenino, e depois o assasino se suicidou.
É a primeira vez que isso acontece no Brasil e a segunda vez na América Latina, a primeira foi em uma escola no interior da Argentina. Eu espero que esse acontecimento venha a servir de alerta para as nossas autoridades tomarem medidas de segurança em relação as escolas. Infelizmente eu tive de iniciar a minha postagem falando sobre a região Sudeste com essa noticia,por isso eu resolvi não colocar nenhum video, mas eu creio que dias melhores virão e tenho fé em Deus que isso não irá mais acontecer no nosso Brasil.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Uma mulher de fibra

Eu estava ha algum tempo atras assintindo pela TV o que aconteceu em Manaus com uma paraense e sua familia que seriam despejados do lugar onde moram comovendo todos os paraenses que assistiram a essa cena, pois o prefeito de Manaus havia pedido para que ela morrese, depois que ela identificou a sua origem paraense.
Ela na verdade reinvidicou uma moradia digna e falou pelos menos favorecidos que não tem onde morar e acabam ocupando áreas de risco.
Ela é uma heroina, pois ela falou por todos os brasileiros que estão passando por essa situação e são lembrados somente depois que acontece uma catastrofe.
Viva as mulheres paraenses!

domingo, 3 de abril de 2011

Mulheres paraenses em destaque

Caroline Ribeiro, paraense na MTV


De algum tempo para cá as mulheres paraenses tem se destacado no mundo da moda e em outras áreas. É muito importante para nós esse  espaço conquistado por elas. A lei Maria da Penha tem tido o seu destaque, mas a luta das mulheres não somente no Pará, mas na Amazônia e no Brasil persiste, pois a maioria delas continua ganhando menos que os homens. 



                                                                   

                                                                                         Camilla Salgado Miss Mundo 2010 Brasil
                                  Tayane Leão                      

                                                                                 
Tayná "Garota Fantastica 2010"
O interior do Estado do Pará também tem se destacado com a Tayane Leão que ganhou o Super Model Brasil em 2008, na epóca com 14 anos de idade. Hoje com aproximedamente 17 nos de idade.
Que as mulheres paraenses venham a alcançar muitas vitórias no ano de 2011, é o que eu desejo para elas.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Iron Maiden bebendo açaí e comendo peixe frito na feira do Ver-o-Peso

Belém esta recebendo hoje dia 01/04/2011, a banda Iron Maiden. "Um fenômeno do metal pesado".
Espero que o Bruce Dickinson e os rapazes do Iron Maiden façam uma visita a feira do Ver-o-Peso e tomem um açaí por lá e comam também o peixe frito que é uma delicia.
Eu creio que o interior do Pará, assim como outros estados da região amazônica e fora dela devem ter trazido suas caravanas para assistirem esse show, pelo menos a minha vizinha já esta lá desde de manhã esperando um show que deve só acontecer a noite. Que ela mate a sua vontade de ver o Iron Maiden ao vivo cantar na Amazônia. Eu espero que tudo ocorra bem e que não haja nenhum incidente.
Confesso que eu não sou fã do Iron Maiden, mas quando Belém ou outra capital da Amazônia fica visada internacionalmente eu procuro divulgar, pois nós já estamos fazendo parte do circuito das grades bandas, antes somente priorizado pelo "Sul Maravilha".

quarta-feira, 30 de março de 2011

Manaus e a Copa de 2014

Eu confesso que fiquei triste quando houve a escolha de Manaus para ser a sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014, em detrimento de Belém do Pará. Mas depois eu fui analisar a situação e descobri a primeira vez que houve uma Copa do Mundo no Brasil em 1950, seis cidades foram sedes da Copa: Rio, São Paulo e Belo Horizonte no Sudeste, Curitiba e Porto Alegre no Sul e Recife no Nordeste.
Na  Região Norte nenhuma cidade foi escolhida ou sequer mencionada, mas agora a Amazônia tem a sua oportunidade dada pelo presidente Lula que pediu que uma cidade da Amazônia deveria ser escolhida para ser sede da Copa de 2014. Agora11 cidades foram escolhidas: Rio, São Paulo, Belo Horizonte no Sudeste,Brasilia e Cuiabá no Centro-Oeste, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza no Nordeste, Curitiba e Porto Alegre no Sul. O Nordeste superou o número de cidades escolhidas: 4.
A Amazônia ficou de escolher somente uma que é Manaus.
A cidade de Manaus possui uma situação estratégica previlegiada pelo fato de estar no centro da Amazônia, ou seja todos os outros Estados podem servir de canal para que os turistas brasileiros ou estrangeiros cheguem até ela e isso vai gerar renda para todos os Estados da Amazônia, pois essas pessoas não virão somente para conhecer Manaus mas terão a oportunidade de conhecer as demais capitais dos Estados que cercam o Amazonas, ou seja devido a posição centralizada de Manaus, todos os Estados serão beneficiados direta ou indiretamente em termos de serviços como transporte, hospedagem, alimentação além da construção civil, pois para Manaus migrarão também trabalhadores de todos os Estados da Amazônia e fora dela.Parabéns aos irmãos do Amazonas pela vitória concedida por Deus a vocês e que vocês possam ter ainda maiores vitórias. Viva a unidade amazônica!

terça-feira, 29 de março de 2011

Asta la vista baby!

Em Manaus foi realizado o Forum Mundial de Sustentabilidade entre 24 a 26 de março de 2011, que contou com a presença de Arnold Schwarzenegger, o ex-presidente Bill Clinton e Sir Richard Branson entre outros.
Parabens aos nossos irmãos do Amazonas. Que através da unidade amazonica, a sustentabilidade não venha a ficar somente no papel, mas que nós venhamos a po-la em pratica.
Como a gente fica aqui mesmo para lutar pela sustentabilidade na Amazônia não dá pra falar como o Schwarzenegger: Asta la vista baby!

sábado, 26 de março de 2011

As usinas hidreletricas da Amazônia

A usinas hidreletricas da Amazônia tem gerado muita polemica, no Brasil há mais de 100 usinas hidreletricas, mas as que estão na Amazonia, as que foram construidas, as que estão em construção e as que serão construidas tem ou terão um impacto muito grande sobre o meio ambiente e a população amazônica.
Eu estive observando que atualmente os holofotes tem sido ligados diretamente a usina de Belo Monte no Rio Xingu, mas uma hidroeletrica pouco divulgada ou conhecida ganhou os holofotes da imprensa, embora modestamente, é a hidroeletrica de Jirau em construção  no Estado de Rondonia. Segundo foi  noticiado pelos meios de comunicação houve um incidente em que onibus foram queimados lá em protesto.Eu sou contra a qualquer tipo de manifestação que não traga resultados e só cause estragos ao patrimônio alheio, eu acho que o vandalismo não trás solução alguma para nemhum tipo de problema.
O Estado de Rondonia tem um histórico de luta trabalhista na Amazônia desde construção da ferrovia Madeira- Mamoré, eu gosto de Rondonia pois aqui na Amazônia eu vejo que eles tem iniciado uma luta questionadora sobre os direitos de cidadania. Em Jirau há aproximadamente 2.000 paraenses trabalhando na construção da usina segundo noticiado pelos meios de comunicação.

domingo, 20 de março de 2011

Obama e o Petroleo do Brasil

O presidente dos Estados Unidos Barak Obama esta no Brasil para negociar sobre o petroleo brasileiro o que é para mim uma coisa inegociavel, pois o nosso País ainda não é alto suficiente dele, algo a ser constatado é o preço do combustivel sofrer um aumento de vez em quando. Enquanto a exporação o Brasil já chegou a camada do pré-sal sem ajuda americana e tem pessoal capacitado para fazer esse trabaho sem a ajuda deles. Enquanto que o etanol, a laranja e outros produtos sofrem tarifas elevadas para serem exportadas para o comercio dos Estados Unidos, algo que eles não querem abrir mão.A bacia do Pará-Maranhão também possui o seu potencial com a OGX realizando as suas pesquisas.
O que eu acho é que nós os brasileiros temos mesmo que lutar pela nossa mão de obra especializada e não dá emprego para os americanos, se eles estão passando por uma crise que não sejamos nós que venhamos a dar empregos para eles, pois aqui nós já precisamos desses empregos, mas que haja um investimento conosco para que essa mão de obra seja suprida. Enquanto as nossas necessidades não forem supridas e houver altas tarifas sobre os nossos produtos não deveria haver negociação.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Unidade Amazonica

Nós vivemos um periodo em que é necessário haver uma unidade amazônica. Alguns meios de comunicação procuraram mostrar o que é a Amazônia,mas nos os amazonidas temos que estar unidos para que a nossa cultura não seja somente divulgada e falada por que vem de fora, mas de dentro para fora ainda é muito pouco divulgada embora exista os meios de comunicação como a internet. Cada um fez a sua parte divulgando o seu Estado e coisas que aconteciam nele. Agora é necessario que venhamos a realizar a unidade amazonica, ou seja divulgarmos as nossas coisas como música, teatro,cinema, dança, educação,jornais, revistas, ecologia e outros temas num contexto em que possam as pessoas dos Estados amazônicos possuirem um intercâmbio maior, por isso esse blog na sua fase inicial terá como prioridade esse intercâmbio, pois antes de conhecer as outras regiões do Brasil eu quero conhecer a região Amazonica.

Aqui vai um video que exalta a unidade da região amazonica embora tenha como foco Belém do Pará.Espero que vocês gostem!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Turma professores hors manhã

Aqui eu estou aprendendo coisas muito interessantes sobre como trabalhar não somente no laboratório, mas também na sala de aula, o Nied

Minhas músicas preferidas

Uma das minhas músicas preferidas é "Meteoro", de Luan Santana. Essa música possui uma harmonia interessante que conduz a música sertaneja para um outro rumo que diferencia a música sertaneja tradicional para uma música sertaneja jovem. O outro contexto é ter um cantor jovem com idéias dinâmicas e criativas.
Eu postei o Meteoro aqui, espero que vocês gostem.

Compartilhando novas tecnicas de ensino-aprendizagem

O curso de formação de professores esta sendo muito importante para mim, pois nele nós compartilhamos novas técnicas de ensino-aprendizagem.
Um outro fator se chama troca de idéias, pois as idéias não servem somente para o laboratório,mas também para a sala de aula,pois a troca de conhecimentos entre os professores que trabalham no mesmo ambiente proporciona um interação que permite colocar em pratica esse conhecimento nos dois espaços da escola.
Flavio.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Jornal sobre a radio web açaí

A radio web açaí tem como objetivo falar das coisas que acontecem nas comunidades de Belém, assim também como sobre o Estado do Pará e o Brasil, relatando as opiniões das comunidades, sobre cidadania e outros topicos.
Luis Flavio Ribeiro Dias,
redator da radio web Açaí.Aqui também sera abrangida as ilhas de Bélem onde deriva o produto a qualnós adoramos, o açaí é claro!