segunda-feira, 18 de março de 2013

Dança do Lek Lek

Na versão paraense a molecada detona no treme!
A dança do lek é muito interessante embora seja um pouco mecânica e cadenciada. Aqui no Pará a molecada dança de maneira criativa e mais espontânea criando novos passos a partir da dança do Treme. A criatividade da criançada é muito fertil aqui.De maneira que os criadores da dança do lek ficaram um pouco ultrapassados devido a habilidade que a molecada possui!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Harlem Shake ou Harlem Fake?

No YouTube as pessoas tem observado uma musica e dança que tem sido dada como novidade ou fenomeno chamada Harlem Shake. O autor da musica afirma que ainda não tem um video oficial a respeito dela, mas o que estive constatando é que varios grupos tem realizado videos e postado no YouTube a cada dia que passa, até ai nada de mais.
Mas o que eu estive observando é que nos movimentos dos dançarinos existe uma instrodução a dança do Treme, uma dança criada nas festas de aparelhagens nos suburbios de Belém do Pará no Brasil. Pouco a pouco os dançarinos estão introduzindo a dança do Treme como Harlem Shake e há um video inclusive que eles procuram ensinar as pessoas como dançar o Harlem Shake, que na realidade é para mim um Harlem Fake ( ou Falso Harlem), pois mais cedo ou tarde os gringos vão afirmar que a dança que movimenta os ombros de maneira repetitiva e rapida foi criada por eles. Como os videos de cultura inglesa possuem um acesso maior no mundo inteiro em relação aos de cultura portuguesa, isso concerteza é inevitavel de acontecer.
Não esta tão longe de acontecer que cantores famosos e de renome nos Estados Unidos e Europa passem a adotar a dança do Treme, pela fama que ela deve assumir.
O que eu gostaria é que a dança do Treme fosse reconhecida como um patrimonio imaterial do Pará, pois mesmo ela sendo uma dança que surgiu na periferia ela esta se propagando pelo Brasil inteiro e mundo afora. Os paraenses tem se destacado na area musical através de bandas como o Calipso, a cantora Luê, Lia Sofia,Lia Soares, Gabi Amarantos entre outros, mas a Gang do Eletro é um fenomeno a parte embora Gabi Amarantos também se apropie da música.
Desde do dia que eu passei a criar esse blog, eu disse que ele iria falar das coisas de Belém, do Pará e do Brasil e vejo que aqui se fala de uma coisa que esta acontecendo não somente no Brasil, mas abrangendo o mundo!
"Obrigado meu Deus", como diz o DJ Assaiage, um dos lideres das aparelhagens da periferia de Belém.